terça-feira, 8 de junho de 2010

Várias espécies de lagartos podem extinguir-se devido ao aumento de temperaturas.


O aquecimento global é um problema muito sério para os lagartos e pode ainda ser pior. Num estudo publicado agora na «Science», uma equipa internacional de investigadores revela que o aumento das temperaturas levará à extinção, até 2080, de 20 por cento das espécies de lagartos existentes.
Os investigadores monitorizaram as populações de lagartos do género Sceloporus, no México, durante as últimas três décadas, e aperceberam-se que o aumento de temperaturas provocou a extinção de 12 por cento da população.
O levantamento pormenorizado foi feito em 200 sítios diferentes e indicou que as temperaturas dessa região mudaram demasiado depressa para os lagartos se conseguissem adaptar.
Antes deste estudo, pensava-se que os lagartos não eram de todo tão susceptíveis como agora se revelaram. Estas espécies vivem já no seu limite de temperatura, principalmente os que habitam em baixas elevações e latitudes.
A subida de temperaturas faz com que estes animais, durante a época de reprodução, não tenham força suficiente para procurar comida – pois gastam-na a regular a temperatura do corpo. Assim, não conseguem acumular a energia necessária que lhes permitiria suportar uma ninhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário