terça-feira, 8 de junho de 2010

Nova espécie de peixe usa barbatanas para caminhar.


Um raro peixe cor-de-rosa que prefere usar as suas barbatanas para andar ao longo do solo no oceano, em vez de nadar, foi recentemente descoberto nas proximidades de Hobart, na ilha australiana da Tasmânia. O National Geographic refere que este é um de apenas quatro existentes, pertencentes à família dos ‘handfish’, como descreveu uma revista científica.
Segundo Karen Gowlett-Holmes, umas das investigadoras (bióloga marinha) que o catalogou, até hoje só foram revelados 14. A última vez que foi encontrado este peixe de dez centímetros, agora denominado de ‘Pink Handfish’, foi em 1999 e por isso, tinha sido considerado extinto.
A avaliação desta rara espécie foi feita baseada em vários factores, como o número de vértebras e raios de barbatana, a coloração, presença de escamas e espinhas, e medidas proporcionais do corpo, conforme explicou Daniel Gledhill, da Comunidade Científica da Austrália e Organização Industrial de Investigação Científica, ou CSIRO.
Segundo as notas dos investigadores, todas os raros peixes cor-de-rosa foram encontrados em águas costeiras do sudeste australiano. Mesmo entre a espécie previamente encontrada, este peixe foi pouco estudado, e os autores acrescentaram que não se sabe quase nada sobre sua biologia ou comportamento. O ‘Pink handfish’ figurou numa exposição em Canberra, para celebrar Dia Internacional de Biodiversidade, no passado sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário